domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cultura para o povo

O Brasil é riquíssimo quando o assunto é cultura, é impressionante como é facíl encontrar programas divertidos e de qualidade grandiosa espalhadas em cada canto desse imenso pais. Artistas plásticos, atores, musicos, poetas e artesãos se manisfestam em praças, avenidas, teatros e atualmente vários grupos de teatro, grupos musicais e poetas tem levado cultura à comunidades carentes.


Mesmo o Brasil sendo um pais riquíssimo em cultura boa parte da populção brasileira não tem acesso a cultura e a arte, dados do ministério da cultura mostram que: Apenas 13% dos brasileiros frequentam cinema alguma vez no ano. 92% dos brasileiros nunca frequentaram museus. 93,4% dos brasileiros jamais frequentaram alguma exposição de arte. 78% dos brasileiros nunca assistiram a um espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar. Mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso. (Fonte: Ministério da Cultura –IBGE-IPEA).


O grande problema da cultura no Brasil é que a mesma não é divulgada as pessoas da forma devida, e por isso resolvi criar esse blog que terá como principal objetivo divulgar toda manisfestação de cultura aqui em São Paulo e no restanto do Brasil.


Não promova o autor do blog, mas sim a ideia, divulgue a cultura e você com certeza ajudara o Brasil ser mais inteligente. Aguadem coisas boas estão por vir!


Obrigado.

5 comentários:

  1. é as coisas aqui são muito caras..nunca vi uma peça de teatro não sai por menos de 40 R$ (meia entrada)..e o cinema 16 R$.... absurdo...
    gostei do seu blog passa la no meu:
    www.allanpenteado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é,o Léo sempre militando em causas nobres,esta junto com a das crianças,essencial para todos.Acho que o Brasil é um país tão fértil,tão imaginativo, que a cultura se reinventa em si, e resiste bravamente a governos e governos,por um motivo simples-a cultura é povo,e povo quando mobilizado supera qualquer obstáculo,mesmo poderoso.Um problema é a competitividade entre os divulgadores da cultura.Como tu sabes a proposta inicial do oficina era o resgate histórico e cultural da minha cidade(agora tornei o blog mais flex),mas seguidamente idéias partem da história pregressa daqui,tanto que o conto EM CARNE VIVA(publicada no jornal local ontem),se baseia em uma carta que está no arquivo público.Por incrível que pareça,embora trabalhando em cima de fatos legais e ou interessantes da cultura,encontro uma resistência invejosa por parte de pessoas(pseudo-intelectuais) que se apresentam como amigas(virtuais)daqui também,e aparecem para depreciar o que escrevo,talvez pelo material e meu nome virem se destacando um pouco.Não gosto de falar sobre esse assunto,inveja,tanto que tu és a primeira pessoa que toco no assunto.Geralmente os textos(para eles)são fantasiosos,não embasados em pesquisa e outros coisas que não agradam.O irônico é que de fora recebo todo tipo de elogio,tanto que acho que nem mereço tanto.Então,esse é outro veneno para a divulgação.Mas enfim,vambora e sem desânimo,afinal acho que é nossa sina divulgar a cultura.Abrç!

    ResponderExcluir
  3. É um grande passo Leo para divulgar a cultura!
    Para quem acha que teatro é caro tem o site do catraca livre coordenado pelo Gilberto Dimenstein no http://catracalivre.folha.uol.com.br/

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Concordo quando você diz que a maioria dos brasileiros não tem acesso a cultura, mas acredito também que o interesse e procura por parte da classe mais baixa é pouco,porque, pelo menos na minha cidade,RJ,existem diversos projetos que oferecem cultura e arte gratuitos,inclusive cursos e oficinas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Verdade, mas ainda acredito na força under do nosso país ara dar acesso a cultura para boa parte da população!

    ResponderExcluir